<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=827968140662494&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
Você está em: Home / Blog / Seu título de publicação de blog aqui...

Blog da FGR

Por Katiuska Prado em 17 de Outubro de 2017

Qualidade de vida pra viver mais (como os idosos podem aumentar a qualidade de vida): Parte 2- exercícios ao ar livre

FGR_blog_banner_171017.jpg

Você já prestou atenção como o corpo e a mente estão conectados? Se o corpo está muito cansado, dificilmente sua cabeça funcionará direito e vice-versa. Imagina então quando o corpo começa a padecer pela falta de exercícios físicos? Muitas vezes com a chegada da idade, algumas atividades ficam cada vez mais difíceis de realizar, não é mesmo? E é exatamente por isso que a prática constante de exercícios é muito importante. Afinal, quando você acostuma seu corpo a se exercitar, o que antes era uma tarefa dolorosa, se torna um prazer.

Ter mais qualidade de vida está ligada não só a ter boas relações pessoais, como falamos aqui, mas também a cuidar melhor do corpo. Por isso, trouxemos algumas dicas de atividades físicas para você praticar ao ar livre, aproveitando todo o espaço disponível do seu Jardins.


Leia também:

Qualidade de vida pra viver mais ( como os idosos podem aumentar a qualidade de vida): Parte 1 - sociabilização na melhor idade

Dicas para harmonizar vinhos com queijos

A vida em um Jardins: entretenimento e praticidade para toda a família

 

Caminhadas

 Sem dúvidas a caminhada é um dos exercícios físicos mais praticados, afinal, tudo que você precisa é de um bom par de tênis, um local aberto para colocá-la em prática e disposição.

Além de poder desfrutar do ar livre com caminhadas pelo seu Jardins, a atividade pode proporcionar novas amizades e companhias para o passeio.

As caminhadas devem ser curtas, de 30 a 60 minutos, no máximo.

Jardinagem

A Jardinagem pode ser uma atividade bem prazerosa independente da idade. Para realizá-la é necessário cuidado, atenção e paciência. O indicado é que o jardim não seja muito grande, afinal, a jardinagem na terceira idade deve ser um hobby e não uma obrigação.

Natação

A natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque ele ajuda alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo, previne o aparecimento de lesões, alivia as dores causadas pela artrite, evita a perda óssea e ainda diminui o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.

Yoga

Yoga tem se tornado cada vez mais comum também na terceira idade. A prática combina exercícios de força com equilíbrio, ajuda a melhorar a postura, a estabilidade e flexibilidade do corpo, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações.

Pilates

Outra atividade que tornou-se bastante popular é o pilates. Ele ajuda a estimular a circulação, aumenta a flexibilidade e força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, o pilates ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse.

Andar de bicicleta

Sim, você leu certo! Os idosos podem e devem andar de bicicleta. O exercício ajuda a fortalecer as articulações, em especial as dos joelhos, tornozelos e quadril e, ainda, fortalecem os músculos das pernas e abdômen.

A prática pode contribuir para baixar a pressão arterial e aliviar dores provocadas pela artrite.

Para evitar machucados e quedas, ande devagar, fuja de obstáculos e use equipamento próprio.

Lembre-se que toda atividade física precisa passar pela aprovação de um médico geriatra. Os exercícios devem ser leves, no máximo moderados e ao sentir qualquer dor ou desconforto, procure atendimento médico.

banner sidebar jardins barcelona

Receba as Novidades por Email